Mitos e Verdades sobre Gravidez

Fonte: Médicos ginecologistas e obstetras.
Durante a gravidez, é comum a mulher ocupar a cabeça com alguns mitos e verdades sobre gravidez, mas cuidado. O excesso de preocupação sobre isso, pode tirar o foco deste belo momento da geração de uma vida.

Uma das recomendações médicas mais importantes é: se alimentar bem, sem exageros, e engordar no máximo de 10 a 12kg.

Os principais Mitos e Verdades sobre Gravidez:

mitos-e-verdades-sobre-a-gravidez

A grávida pode comer comida japonesa?

É uma pergunta muito interessante, e ao mesmo tempo, simples. Já parou para pensar que a mulher japonesa também engravida e que a comida do dia a dia dela é a comida japonesa?

comida-japonesa

É um mito muito comum, visto que os alimentos e sabores são bem exóticos. É claro que o restaurante precisa ter uma boa qualidade, procedência dos alimentos e higiene no manuseio e preparo dos alimentos.

Há uma preocupação quanto ao consumo do sashimi, pelo fato de ser peixe cru. Se não tiver uma boa qualidade, procedência dos alimentos e higiene no manuseio e preparo, pode causar sim uma intoxicação alimentar, como qualquer outro tipo de comida mal preparada. Os benefícios do peixe são muitos. Por exemplo: é rico em ômega 3, que faz bem à formação do cérebro do bebê.

 intoxicação-alimentar

Se este raciocínio valesse, deveríamos também suspender a salada, que oferece o mesmo risco de infecção intestinal, caso os legumes e verduras não tenham sido bem lavados. O risco de intoxicação alimentar é para qualquer tipo de alimento, não apenas o peixe cru. Vamos a próxima questão de mitos e verdades sobre gravidez.

** Como ter uma Gravidez Saudável **

A grávida pode consumir o Wasabi?

wasabi

Pode, não prejudica a grávida, desde que consuma com moderação, sem exageros. Durante a amamentação, é recomendável reduzir o wasabi (tempero japonês, verde, que arde), porque pode afetar o sabor do leite materno e fazer com que o bebê não queira mamar por conta do sabor diferente. Isto também vale para outros alimentos, como por exemplo, o café.

Em suma, todos os alimentos consumidos na fase de amamentação irão para o leite, podem afetar o sabor e o efeito do leite no organismo do bebê. O importante para a gestante é saber que precisa consumir estes e outros alimentos com moderação.

Ressonância magnética e raio X são proibidos para a grávida?

ressonancia-magnetica

Este mito é comum até mesmo entre os médicos, pela falta de informação, mas não é proibido. Não havendo necessidade, não precisa fazer, mas havendo a necessidade da realização de um exame de raio X ou ressonância na gestante, pode ser feito sim. A quantidade de radiação que poderia vir a prejudicar a gestação, é de mais ou menos 100 exames, ou seja, em torno 100 exposições ao raio X.

Female doctor looking at x-ray image on workplace.

As polêmicas que surgiram em função do raio X e da ressonância magnética foram devido aos casos em que, as ultrassonografias morfológicas identificavam má formação no bebê, e que por coincidência, a gestante havia feito o exame raio X.

Estes fatos foram estudados, e mostraram que o bebê já possuía má formação mesmo antes da grávida fazer o raio X. Mesmo assim, alguns médicos não recomendam o exame, por medo de serem processados pelas pacientes, que podem a vir a culpar o raio X por qualquer problema que o bebê venha a apresentar.

As grávidas realmente sentem “desejos” durante a gestação?

É verdade. Existem os desejos inusitados, em horários inesperados. Mas, é mito dizer que a criança irá nascer com a cara do alimento que a grávida desejou comer e não foi atendida.

Nada de “comer por dois”, isto é mito.

a-gravida-com-desejos

Durante a gestação ocorre a “perversão de apetite”, que é uma mudança dos hábitos alimentares. Ocorre também a alteração do paladar e alteração dos cheiros que a grávida percebe. No caso dos alimentos, a grávida pode desejar um alimento que ela nunca comeu, ou pode enjoar de um alimento que ela gostava muito. O paladar da grávida, geralmente, pede substâncias mais cítricas.

Os cheiros também alteram. Por exemplo, o cheiro do marido pode se tornar enjoativo para a grávida. Os desejos ocorrem nos horários mais imprevisíveis.
A próxima questão de mitos e verdades sobre gravidez é:

Pode consumir suplementos alimentares durante a gestação?

suplemento-alimentar

Durante a gestação, todo e qualquer suplemento alimentar precisa ser avaliado pelo médico obstetra. Existem vário tipos, alguns podem, outros não, mas quem irá definir isso é o obstetra, que avalia principalmente, se há necessidade ou não. Isto é o mais importante.

É contra indicado fazer dieta durante a gestação. As mulheres que engravidam acima do peso, podem perder peso apenas com a reeducação alimentar, sem tomar medicamentos.

A grávida precisa fazer drenagem linfática?

drenagem-linfatica

Não é obrigatório não, mas se for o caso, pode fazer. Algumas grávidas podem apresentar inchaços e edemas que incomodam. É necessário conversar com o obstetra para avaliar se há ou não, a necessidade de fazer a drenagem linfática. Evite a drenagem linfática na região abdominal. Nos braços, pernas e pés, se o obstetra estiver de acordo, pode ser feita.

O formato da barriga, revela o sexo do bebê?

Photo of an attractive brunette woman who is 32 weeks pregnant holding pink and blue baby booties on her tummy, isolated on a white background.

É mito. Na verdade, existe 50% de chance de acerto, para qualquer um dos palpites, menino ou menina. O formato da barriga “pontuda” ou “redonda” só diz a respeito da posição em que o bebê está. Não tem relação com o sexo do bebê.
A próxima questão de mitos e verdades sobre gravidez é:

É proibido fazer tratamento químico nos cabelos durante a gestação?

Hair salon. Coloring.

É verdade, evite ao máximo. Existem muitas substâncias perigosas e outras que mudaram de nome e que também fazem mal. Há até uma pequena possibilidade de fazer uso após o primeiro trimestre de gestação, mas com uma série de cuidados para não aplicar na raiz dos cabelos. As restrições são tantas, que não é recomendável fazer, evite.

A lua influencia na data do parto?

fases-da-lua

É verdade. Assim como a lua influencia nas águas da maré, também influencia no líquido da bolsa onde bebê está. É importante identificar qual foi a posição da lua em que a mulher engravidou. Muito provavelmente, na mudança dessa lua, próximo da data do nascimento, é quando o bebê irá nascer. Nesta época, as bolsas estouram mais, a quantidade de líquido amniótico diminui, por influência da lua.

O que fazer para aumentar a produção de leite materno?

aleitamento-materno

O que faz aumentar o leite materno são as refeições com líquido, principalmente água. A grávida deve manter a hidratação com água a incentivar o bebê a mamar. Isto será um estímulo natural para a produção do leite materno.

Espero que este conteúdo: mitos e verdades sobre gravidez tenha sido útil e esclarecedor. Compartilhe comigo o seu comentário.

** Como Recuperar o seu Corpo Após a Gravidez **
mamae-fitness

E-book Grátis: Emagreça sem depender da Força de Vontade. Várias orientações para Perda de Peso e uma vida muito mais Saudável.

 

Ana Freire

Editora do site Saudável Emagrecer. Esposa, mãe, empreendedora, está sempre pesquisando e acompanhando o trabalho de especialistas em emagrecimento e áreas afins, publicando sempre o conteúdo de maior relevância para o público.

Website: http://saudavelemagrecer.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *