Como Acelerar o Metabolismo e Emagrecer

O que é metabolismo? O que devo fazer para acelerar o metabolismo?

Metabolismo: é a quantidade de energia que a gente gasta em todas as atividades, durante todo o dia.
10% do metabolismo é utilizado na digestão dos alimentos;
20% na movimentação diária e nos exercícios;
70% é a taxa metabólica basal, ou seja, a energia gasta para manter as funções vitais como: respirar, os batimentos do coração, dormir ou repousar.
Para acelerar o metabolismo e emagrecer de forma saudável, é necessário aumentar o consumo de energia.

o-metabolismo

O que consumir para aumentar o metabolismo e gastar mais energia?

Atenção: Consulte seu médico para saber se não tem nenhum tipo de problema de saúde que impeça o consumo de alimentos termogênicos.

Café: Fonte natural de cafeína, substância que estimula a termogênese, disponibilizando mais gordura para ser queimada.

cafe
Chá verde: O chá verde é considerado um dos melhores termogênicos naturais, tem efeito ativo sobre o sistema nervoso central, coração, fígado e estimula todos os órgãos do corpo e é uma forma eficaz de acelerar o metabolismo. Esta ação estimulante é ainda mais acentuada quando o paciente está com sono ou cansado. Entretanto, algumas pessoas são muito sensíveis aos efeitos da cafeína e não conseguem dormir depois de consumir chá no período noturno. É aconselhável beber chá verde mais fraco após o jantar.

cha-verde
Laranja
: A laranja é um dos alimentos que possui esse poder termogênico, através do deu bagaço (parte branca), que é rica em pectina – fibra solúvel que diminui a assimilação de gorduras e combate doenças. A pectina ajuda a diminuir o nível de colesterol, previne gripes e resfriados, tem ação cicatrizante, desintoxica o organismo e pode reduzir o risco de câncer, diabete e acidentes vasculares.
laranjaQuiuí (kiwi): Kiwi cru contém actinidin, uma enzima dissolvida em proteína que pode ajudar a digerir uma refeição, muito parecido com a papaína em mamão ou a bromelina de abacaxi.kiwi
Vegetais fibrosos ajudam a acelerar o metabolismo: mostarda, brócolis, acelga.

mostarda-folhabrocolisacelga

Outros: Gengibre, pimenta vermelha e guaraná em pó.
gengibrepimenta-vermelhaguarana-em-po

Não basta apenas mudar a alimentação. É uma combinação, mudança alimentar e exercícios físicos.

Os alimentos ricos em proteínas exigem do nosso organismo um esforço muito maior (maior gasto de energia para fazer a digestão), para ser metabolizado do que os alimentos ricos em carboidratos.

Atividades físicas recomendadas para a queima de calorias

Exercícios físicos como a musculação e o pilates gastam até 10 vezes mais calorias do que o tecido adiposo (tecido de gordura).

acelerar o metabolismo  joseph-pilates

Pilates

O Pilates é um método de condicionamento físico e mental que foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1883-1967). Os exercícios aparentemente suaves realizados no Pilates, proporcionam o alongamento e a fortificação do corpo, além de melhorar da respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora, a mobilidade articular e proporcionar relaxamento.

Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, menos desgaste das articulações e dos músculos, além de acelerar o metabolismo. A recomendação da prática de exercícios vai desde atletas profissionais à pessoas sedentárias. Realizados com precisão, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Em casos como esses, é importante que o trabalho seja conduzido por um fisioterapeuta.

Musculação

A musculação deve ser acompanhada por um profissional, formado em educação física, especialista na área de musculação, que irá planejar a rotina de treinamento do aluno e acompanhá-lo no dia a dia. O professor deve orientar o aluno quanto ao conteúdo do programa de treinamento, a forma correta de execução dos exercícios, o correto posicionamento nos aparelhos, ajudar os alunos, com menos experiência ou até os avançados, que utilizam o professor como uma ferramenta para uma correta execução dos exercícios, por motivo de segurança, e para obter melhor performance.

musculacao
Desde que liberada pelo seu médico, a musculação pode ser realizada desde os adolescentes até os idosos, mesmo pessoas que precisam de cuidados especiais, como cardiopatas (portadores de distúrbios no coração), diabéticos, hipertensos, portadores de deficiência física, indivíduos em fase de recuperação de lesões ou em pós-operatório, sempre com um acompanhamento de um profissional.

 caminhada-01musculação-02

Qual diferença entre caminhada (um exercício aeróbico) e a musculação?

Ambos os exercícios (caminhada e musculação), gastam calorias, mas a musculação promove um aumento da massa muscular, aumenta o metabolismo de repouso durante todo o dia, inclusive durante o sono. Este é o SEGREDO que a maioria dos especialistas não nos ensina. Por que será???

Para aumentar o metabolismo, exercícios como: musculação e pilates, deveriam ser feitos pelo menos 3 vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. Leia mais no artigo: 8 Atitudes para o Emagrecimento.

A qualidade do sono interfere no metabolismo?

dormir-bem

Durante o sono, produzimos o hormônio do crescimento que é importante para a manutenção da massa muscular e também tem influência direta na queima de gordura da região abdominal.

O efeito sanfona é prejudicial ao metabolismo?

efeito-sanfona-01

O efeito sanfona é prejudicial ao metabolismo porque quando uma pessoa perde peso, perde gordura e massa muscular. Quando ganha peso novamente, recupera principalmente gordura. Após sucessivos ciclos de engorda e emagrece, a pessoa perde mais massa muscular, ganha mais reservas de gordura, e consequentemente, desacelera o metabolismo.

Não perca tempo! aplique estes conhecimentos e seja recompensado(a) com um emagrecimento saudável e melhoria de sua saúde.

PS: Veja a versão em vídeo deste Artigo aqui abaixo:

PS2: Veja a versão em áudio deste Artigo aqui abaixo:

E-book Grátis: Emagreça sem depender da Força de Vontade. Várias orientações para Perda de Peso e uma vida muito mais Saudável.

 

Ana Freire

Editora do site Saudável Emagrecer. Esposa, mãe, empreendedora, está sempre pesquisando e acompanhando o trabalho de especialistas em emagrecimento e áreas afins, publicando sempre o conteúdo de maior relevância para o público.

Website: http://saudavelemagrecer.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *