8 Atitudes para o Emagrecimento

Hoje, vamos falar de 8 maneiras ou passos para seguir quando se está engordando ou se quer emagrecer e tem dificuldades. Siga estas 8 atitudes para o emagrecimento que, com certeza, o objetivo de emagrecer será atingido.

atitudes para o emagrecimento

1ª) Pense em praticar alguma atividade física

O sedentarismo é o fator que mais ocasiona aumento de peso. Para não ser sedentário, você não precisa ser um atleta. Vá ao seu cardiologista, converse com o seu médico, para saber se você está apto a fazer algum tipo de atividade física pelo menos leve à moderada.

caminhada

Uma atividade física leve à moderada, não precisa ser de muita intensidade e nem muita força, por exemplo, uma caminhada é o suficiente. Lembre-se se de usar o tênis apropriado para começar uma caminhada saudável.

Uma continha muito utilizada para a caminhada é de: pelo menos 2 passos por segundo, uma caminhada mais acelerada, que não chega a ser uma corrida.

Vamos entender como o corpo faz uso das reservas de energia

Nos primeiros 20 a 25 minutos da atividade física, o organismo utiliza a energia da glicose que está no sangue, que nada mais é, do que o combustível que foi originado daquilo que comemos recentemente.

Após os 25 minutos, o organismo começa a buscar outras reservas de energia além da glicose. No caso, as reservas de gordura.

Para obter este tipo de reação do seu organismo, esta atividade precisa ter uma duração mínima de 30 minutos. Se o tempo acumulado de atividade física na semana chegar até 150 minutos, ou seja, 3 vezes de 50 minutos na semana, 5 vezes de 30 minutos na semana ou 4 vezes de 40 minutos, já é o suficiente para ativar a queima das reservas de gordura do corpo.

É muito importante que esta soma do acumulado da semana, seja de pelo menos 150 minutos e cada atividade dure no mínimo 30 minutos. Então, fique atento. Uma atividade de duração de 20 minutos não é suficiente para ativar esta queima de energia reserva, ok?

queimar-gordura

Para quem não tem restrição médica e puder praticar também a musculação, ela acelera ainda mais o processo, pois a partir do momento em que a massa muscular é trabalhada, ou melhorada, faz com que o corpo precise alimentar esta massa muscular que está exigindo mais energia. Desta forma, o organismo ativa também a queima de gordura.

Se na caminhada preciso de 30 minutos para começar a queimar gordura, quanto tempo precisaria na corrida?

Os mesmos 30 minutos. Não importa o fato de ter mais aceleração, é claro que o esforço cardíaco vai aumentar também, de qualquer forma, o corpo possui energia suficiente para os primeiros 25 a 30 minutos. Só a partir daí, é que uma forma secundária de energia (a gordura) será utilizada.

Para compreender melhor o uso da energia pelo organismo, vamos comparar o físico de um atleta que pratica um esporte que exige uma maior explosão de energia em um intervalo curto de tempo. Geralmente, estes atletas possuem uma musculatura maior. Já um atleta de maratona, por exemplo, marcha atlética, a explosão de movimento é menor, mas a duração de tempo é bem maior.

atleta marcha-atletica

Estes atletas já apresentam um físico mais raquítico, com pouca musculatura, pouca massa muscular. É claro que ambos têm menos gordura corporal que uma pessoa normal. Estamos apenas exemplificando que, quanto maior for o tempo da atividade física, mais energia será exigida e consumida pelo corpo.

Vou lhe contar um segredo que muitos profissionais não querem nos revelar. Confira o artigo que fala sobre a aceleração do metabolismo.

Comece a colocar em prática ainda hoje as atitudes para o emagrecimento, que certamente, terá ótimos resultados.

Observação: se estiver praticando atividade física a um certo tempo, e ainda não começou a emagrecer, procure o seu médico. Existem doenças, condições clínicas, metabólicas e hormonais que atrapalham o emagrecimento e ao contrário, até fazem engordar. Então, procure o médico para verificar se algum desses fatores estão interferindo no emagrecimento.

2ª) Vá ao médico e faça exames laboratoriais para descartar patologias e entraves metabólicos

exames

Procure seu médico e faça todos os exames laboratoriais que ele recomendar. Dentre várias atitudes para o emagrecimento, esta é muito importante. Existem vários outros fatores e doenças: como o hipotireoidismo; alteração no nível de cortisol ocasionado por stress; resistência à insulina (pré-diabético ou diabético); condições metabólicas desfavoráveis, que precisam ser avaliadas e diagnosticadas pelo médico. Estas patologias desfavoráveis ou entraves metabólicos precisam ser identificados e tratados.

3ª) Efeitos colaterais de medicamentos que ocasionam ganho de peso

É muito frequente encontrar pessoas que se queixam de ganho de peso ou têm dificuldade de emagrecer devido ao efeito colateral de algum medicamento.

Infelizmente, existem medicamentos que ocasionam retenção de líquido, alguns antidepressivos, medicamentos de uso psiquiátrico, asma, alergia, dentre outros. Se isso ocorre, é necessário dialogar com o médico que esteja lhe tratando de uma doença específica. Somente o médico tem conhecimento, especialidade e autoridade para prescrever seus medicamentos.

efeitos-colaterais-dos-medicamentos

Existem medicamentos com a fórmula um pouco diferenciada ou melhorada, que podem continuar tratando a doença, e que podem reduzir esses efeitos colaterais.

No caso de pessoas que fazem uso de medicamento para emagrecer, o médico geralmente recomenda o uso destes medicamentos para quem é obeso, com risco de saúde (maior incidência de: diabetes, hipertensão arterial, doença cardíaca e câncer), que apresentam sobrepeso bem além do normal. Neste caso, o medicamento serve para evitar que este risco aumente ainda mais.

Quem tem um objetivo de atingir uma perda de 5 a 20 quilos, muito provavelmente, o médico não irá recomendar o uso de medicamentos e sim, orientar quanto à reeducação alimentar e a prática de atividade física.

Vale ressaltar também que, o uso de medicamento para emagrecer sem uma efetiva mudança de comportamento em busca de hábitos saudáveis, de nada adianta.

4ª) Controle o nível de stress do dia a dia

Por que o stress está por trás do ganho de peso?

stress-ganho-de-peso

Já existem estudos que mostram que as pessoas que dormem pouco, ou seja, tem poucas horas de sono, tendem a ter no dia seguinte, níveis elevados de cortisol, um hormônio que quando seu nível está elevado, trava a perda de peso, ocasiona retenção de líquido e a taxa de gordura no corpo aumenta.

O cortisol prepara o corpo para uma guerra, para vencer um obstáculo, dá forças para se vencer uma luta, para uma fuga num momento de perigo, etc. Então quando o corpo entra neste estado, trava a perda de energia.

efeitos-do-cortisol

A pessoa que tem níveis de cortisol alto, tende a ter um aumento de peso e aumento da circunferência abdominal.

Nada melhor que uma noite bem dormida, pelo menos 8 horas de sono. Procure ter momentos de relaxamento com uma boa música, aprenda a tocar um instrumento, seja feliz, pratique um esporte ou tenha um hobby que lhe traga felicidade e prazer.

relaxamento

Organize o seu tempo, não tente fazer 10 coisas ao mesmo tempo, reserve um tempo de qualidade para desfrutar com a família, basta querer. Quem consegue controlar o cortisol, com certeza, terá mais facilidade para emagrecer e atingir seus objetivos.

5ª) Diminuir açúcares e derivados de açúcar é uma das melhores atitudes para o emagrecimento

Não significa cortar de vez e nunca mais consumir, não, é apenas buscar reduzir pelo menos pela metade o uso. Há muitas pessoas consumindo demasiadamente derivados de açúcar refinado e gordura saturada.

O que são alimentos refinados e por que o consumo demasiado é prejudicial?

alimentos-refinados

Açúcares refinados: substâncias doces que foram processadas e moídas ao ponto de as partículas de açúcar ficarem extremamente finas. Entram rapidamente na corrente sanguínea ao serem consumidos.

Farinha refinadas: são tão moídas que perdem praticamente todo o seu valor nutricional. Exemplo: farinha branca e produtos feitos à base dela, tais como doces, biscoitos (inclusive os de água e sal) e bolos.

farinha-refinada

Produtos agrícolas refinados: vegetais e frutas que foram super cozidos, perdendo a maior parte de suas vitaminas, fibras e minerais, e enlatados em seguida.

enlatados

Os alimentos refinados, também considerados os de maior índice glicêmico, quando ingeridos, faz com que seja liberado de forma intensa, o hormônio insulina.

Quando o nível da insulina está alto no sangue, é o responsável pelo armazenamento de gordura, pois transforma o excesso de açúcar em tecido adiposo, que armazena gordura.

A insulina alta também dá muita fome mais cedo, por isso, facilmente, uma pessoa come um pacote de biscoitos, um pote de sorvete, uma caixa de chocolate, e ainda sente fome menos de duas horas depois.

Não perca tempo, pratique as atitudes para o emagrecimento, diminua logo o consumo de açúcar e refinados, substitua alguns alimentos, por exemplo: troque leite integral pelo desnatado, toque o queijo amarelo pelo branco. Estas substituições agora fazem parte de suas atitudes para o emagrecimento. Permaneça firme em busca de seus objetivos.

A carne: escolha carnes mais magras, sem excesso de gordura, passe a consumir mais peixes e aves.

O açúcar das frutas é prejudicial?

As frutas também possuem açúcar (a frutose), mas a fruta traz consigo vários nutrientes que são benéficos ao corpo. Já um biscoito, traz puro açúcar sem nenhum nutriente para o corpo.

frutose

É claro que se consumir muitas frutas engorda, mas consuma de forma equilibrada (2 a 3 porções distribuídas ao longo do dia), que já será muito melhor do que consumir produtos derivados de refinados.

Recomenda-se trocar o refrigerante pelo um suco de fruta natural, pois o refrigerante tem muita concentração de açúcar.

6ª) Consumir alimentos que contenham fibras

Agora que já conhecemos algumas atitudes para o emagrecimento, vamos nos familiarizar com mais uma: o consumo de alimentos com fibras.

Quanto mais saciedade sentimos um bom tempo após a última refeição, haverá menos vontade de comer muito na próxima refeição.

A saciedade é aumentada pelo teor de fibras na alimentação. As fibras diminuem a velocidade da absorção da glicose, evita altos picos de insulina.

O recomendável é que, se possível, tenhamos alimentos com fonte de fibras em todas as refeições. Exemplo: aveia, pão integral fabricado com vários tipos de grãos, folhas verdes, daí a importância das saladas durante as refeições.

Alimentos que contém fibras: Arroz integral, feijão, lentilha, grão de bico, soja, ervilha, verduras em geral, dentre outros.

alimentos-com-fibras

As fibras promovem o bom funcionamento do intestino, melhoram a absorção dos nutrientes dos alimentos, também ajudam a prevenir o câncer intestinal, ajudam no controle do colesterol.

Existem compostos de fibras à venda em lojas especializadas, mas sempre com a orientação do médico ou nutricionista, pois tudo em excesso faz mal, inclusive fibras. Leia mais no artigo: Emagrecer de forma Saudável em 10 passos.

7ª) Dieta balanceada entre os grupos alimentares

É errado: em uma refeição consumir apenas um grupo de alimentos, por exemplo, só macarrão (carboidrato), gera rápida absorção de glicose, alto pico de insulina,

Aumento no armazenamento de gordura pelo tecido adiposo e fome em pouco tempo, sem saciedade.

O correto é: combinar (balancear) os 3 grupos de alimentos: proteínas, lipídios e carboidratos. Isto faz com que seja regulada a velocidade de absorção da glicose.

Exemplo de um prato balanceado: arroz integral (1/4 da medida do prato), leguminosas e saladas (1/2 do prato) e proteína: carne magra ou peixe ou de aves (1/4 do prato). Para finalizar, um fiozinho de azeite extra virgem (lipídio), fonte de gordura boa.

Quanto aos resultados que você obterá com a mudança nas atitudes para o emagrecimento, 80% deles dependerão da divisão correta do prato da refeição. Este deve ser o principal hábito daqui em diante, ok?

prato-da-refeição

Este prato pode ser consumido tanto no almoço quanto no jantar, lembrando que: no jantar, a quantidade deve ser um pouco menor, pois a pessoa irá dormir e gastar menos energia do que gastaria após o almoço.

8ª) Consumir alimentos termogênicos como parte das novas atitudes para o emagrecimento

O que é termogênese?

A termogênese é otimizar o gasto de energia do corpo.

Atenção: consulte seu médico quanto à utilização de alimentos termogênicos, para verificar se há algum problema ou não, consumi-los: (gastrite, úlcera, pressão alta, ou toma remédios para o coração)..

termogenicos

Exemplo de termogênicos: café (2 a 3 xícaras pequenas ao dia), chá verde (1 a 2 xícaras pequenas ao dia), canela (usar um pouco na banana, num iogurte natural ou num chá), cebola, alho, gengibre, pimenta vermelha, dentre outros.

Diante destas 8 atitudes para o emagrecimento, não tem mais desculpa! Faça as escolhas certas. Tenha uma alimentação equilibrada, siga estes passos que foram descritos. A sua saúde irá lhe agradecer.

Compartilhe seu comentário abaixo e me diga quais destas 8 atitudes para o emagrecimento você já praticava ou se ainda não as conhecia, passará a praticar de agora em diante.

PS: Veja a versão em vídeo deste Artigo aqui abaixo:

PS: Veja a versão em áudio deste Artigo aqui abaixo:

E-book Grátis: Emagreça sem depender da Força de Vontade. Várias orientações para Perda de Peso e uma vida muito mais Saudável.

 

Ana Freire

Editora do site Saudável Emagrecer. Esposa, mãe, empreendedora, está sempre pesquisando e acompanhando o trabalho de especialistas em emagrecimento e áreas afins, publicando sempre o conteúdo de maior relevância para o público.

Website: http://saudavelemagrecer.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *